PORQUÊ APOSTAR NO EMAIL?

img_blog

Ao contrário do que se possa pensar, o E-mail Marketing está mais ao rubro que nunca… Mas, para quem o sabe utilizar correta e estrategicamente!

 

Quando inicialmente foi criado o email, rapidamente as marcas se apoderaram deste poderoso meio de comunicação. Afinal de contas, que melhor forma poderia existir de manter uma ligação mais estreita e direta com o consumidor?

Não tardou muito para que este canal começasse a ser utilizado de forma exagerada, o que deu lugar a uma comunicação invasiva e algo agressiva.

 

Claramente, hoje em dia, os consumidores não recebem de braços abertos esta abordagem, e o que poderia ser uma técnica benéfica para as marcas, é considerado spam.

 

Como se sente ao ver a sua caixa de entrada a transbordar de emails publicitários? Abre e lê todas essas mensagens?

Por certo que não…

Mas, quando cuidadosamente planeado e elaborado, o e-mail Marketing é sinónimo de relações fortes entre empresa e cliente, baseadas na partilha de conteúdos influentes e relevantes para o recetor.

 

Mas o que pode esta técnica, realmente, fazer por si?

Pense na troca de emails como uma conversa direta, de pessoa para pessoa. Ao falar frente-a-frente com alguém, decerto que adaptará o seu discurso a esta pessoa. Também a tratará pelo seu nome, e depositará toda a sua atenção nessa conversa que está a acontecer em tempo real. O email marketing também lhe oferece essas possibilidades.

Enviando emails personalizados poderá acrescentar o nome do destinatário, e incluir conteúdo que seja, de fato, pertinente e relevante para a pessoa em questão (através de um processo de segmentação). Isto nutrirá a relação entre marca e cliente, gerando um clima de confiança. Esta confiança converter-se-á em mais leads e, eventualmente, em mais vendas.

Uma ação de Email Marketing é essencial para reforçar os laços entre a empresa e o consumidor!

 

Esta é sem dúvida uma das estratégias mais eficazes para diferentes finalidades, seja vender serviços ou produtos, ou dar a conhecer a marca – além de ser uma excelente ferramenta de distribuição de conteúdo e informação relevante.

 

Além de bastante dinâmico, o e-mail marketing pode ser flexível no que diz respeito à sua periodicidade, sendo possível enviá-lo semanalmente ou mensalmente, desde que enviados com base nas análises feitas ao comportamento do público-alvo.

 

E quem não tem uma conta de email hoje em dia?

Certo, nem toda a população mundial tem uma… Mas está lá perto!

Quando se regista numa rede social, precisa de uma conta de email. Ao preencher um formulário online obterá a resposta por email. Ao efetuar uma compra online, receberá a confirmação da mesma por email. O email concentra quase todas as nossas ações cibernéticas. Assim, poderá concluir que o seu potencial de alcance é enorme.

 

Mas o que realmente importa, é que o utilizador não se sinta tentado a ignorar o seu email ou a eliminá-lo!

E para isso é crucial que dedique especial atenção ao assunto dos seus emails! Um assunto de texto relevante, conciso e simples, garantirá que o recetor o irá abrir e ler!

Agora, há que ter garantias que o conteúdo do seu email é tão fantástico como o assunto! Seja fiel às suas palavras.

 

Se abrisse um email cujo assunto realmente o cativou e, ao lê-lo, o texto não fosse adequado ao título, ou se fosse empobrecido e enganoso, voltaria a ler mais algum email da empresa que lho enviou?

Seja objetivo, sincero e suscite o interesse dos seus clientes. E verá como o email marketing poderá ser uma ferramenta deveras compensatória!

 

Que resultados obterá, em termos de investimento e retorno?

O email marketing é um dos canais de marketing digital que apresenta maior custo-benefício na aquisição de clientes. Ao contrário de outros canais, não exige um grande investimento para tal. E o retorno é bastante satisfatório!

 

Veja as seguintes estatísticas:

  • Consumidores que compram produtos promovidos através de email marketing gastam 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por email Convince&Convert
  • Empresas que utilizam o email marketing para nutrir leads geram 50% mais leads qualificados para a equipa de Vendas, a um custo 35% menor. Estas leads, por sua vez, são responsáveis por um aumento de oportunidades de negócio em 20%. – HubSpot
  • O email marketing possui um ROI de 3800%. – DMA
  • 77% do ROI de email vem de campanhas automatizadas e personalizadas. – DMA

 

Ainda tem dúvidas que o Email Marketing pode ajudar a sua marca?

Na Siwenza somos especialistas em Marketing Digital. Traga as suas dúvidas e questões, nós tratamos de as esclarecer!

1 reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *