Como pode o Design mudar a visão do cliente?

Podemos sucintamente definir o Design Gráfico como uma vertente do design que atende às necessidades gráficas das empresas – sejam elas de formato virtual ou físico.

A criação de uma marca é uma ciência complexa, que vai além de uma simples imagem visual, pois exige a conceção da identidade da marca e a projeção de uma sólida garantia de valor, envolvendo toda a comunicação da empresa. Uma forte identidade e o destaque no mercado pode ser crucial para cativar o seu público-alvo e, por conseguinte, incrementar resultados.

Mas como vai o Design influenciar a decisão do cliente ou consumidor?

O Design não cria necessidades para o público, mas alimenta-se destas para oferecer a resposta ou solução adequada a quem a procura. Pode, também, ser sinónimo de diferenciação no mercado e, por isto mesmo, deve ser sempre tomado em consideração.

Outra valiosa ferramenta é a constante comunicação com o seu público. Esta pode ajudar a garantir a sobrevivência da sua marca, uma vez que o cliente sentirá que está apto para atender às suas necessidades. O Design, quando aliado às redes sociais e websites, pode potenciar vivamente o interesse do seu cliente, facilitando a tomada de decisões.

O processo de decisão de compra (de um produto ou serviço) envolve variados fatores que atuam ao nível consciente e subconsciente de todos nós, como indivíduos. Passando pela escolha das cores a empregar e pela utilização de sinalização e símbolos adequados, esta é uma dinâmica que implica estudos e dedicação, para melhor compreender a perspetiva e, de certo modo, o processo psicológico do cliente. Assim, os profissionais de Marketing, Design e Comunicação são especialistas em elaborar estratégias que visam encontrar a solução ideal para o realce das empresas e marcas em relação aos seus concorrentes – passando por ações de Publicidade, Marketing e Comunicação.

Quando um Design eficaz está envolvido, o cliente ou consumidor tem uma facilidade maior em tomar a sua decisão – uma marca que lhe suscite curiosidade e interesse visual, que saiba identificar de uma forma exata as suas necessidades, que lhe proporciona soluções ajustadas e ainda oferece uma sólida coerência na sua comunicação, é uma marca em que este, certamente, depositará confiança.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *